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Mercado, Salários e Áreas de atuação para empreender com E-commerce

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Explore as oportunidades no e-commerce, em áreas como desenvolvimento e marketing. Saiba mais sobre salários e como se destacar!

Indo além das profissões consideradas tradicionais, há várias outras formas de atuação no mercado de trabalho que hoje só são possíveis graças ao uso da internet. E uma das áreas que vem crescendo ano após ano é o e-commerce, e um dos seus maiores atrativos são as oportunidades para profissionais dos mais variados setores.

Seguindo as tendências de mercado, atividades ligadas – direta ou indiretamente – ao mundo virtual vêm se destacando e ganhando cada vez mais espaço. E não é à toa! Só em 2022, cerca de 108,9 milhões de brasileiros compraram através de e-commerce. E, para atender toda essa demanda, é essencial contar com profissionais qualificados.

De forma geral, produtos que antes eram comprados exclusivamente em lojas físicas passaram a ser adquiridos também pela internet.

Tudo isso contribui para que profissões relacionadas ao e-commerce se tornem destaque e entrem na mira de pessoas que estão em busca de uma área específica para trabalhar.

Quer saber mais? Então fique atento porque hoje eu vou te contar tudo o que você precisa saber para trabalhar em um e-commerce, desde salários até principais áreas dentro deste setor.

Áreas de atuação

O e-commerce abrange várias etapas e atividades para se manter em funcionamento. Por isso, há várias áreas envolvidas nessa profissão. Em outras palavras, você não precisa saber desenvolver sites ou entender tudo de tecnologia para se dar bem.

De modo geral, as principais formas de atuação envolvendo o e-commerce são:

 

1. Empreendedor

Assim como em qualquer outra área, também é possível começar o próprio negócio através de um e-commerce. Existem diversas formas de empreender neste ramo, seja criando a própria loja virtual ou desenvolvendo sites para outras empresas.

Ambas as alternativas demandam conhecimentos em desenvolvimento web, web design, programação e outros. E se empreender é o seu grande objetivo, saiba que você pode contar com a Razonet para descomplicar a contabilidade da sua empresa. Além de criar o seu CNPJ do zero, nós temos um time completo para te ajudar durante toda a jornada.

 

2. Desenvolvedor

O desenvolvedor é o profissional responsável por criar e manter o e-commerce de uma empresa em funcionamento. E, embora não exija um diploma específico, ele precisa ser formado em alguma área relacionada ao T.I, além de possuir conhecimentos avançados em programação e desenvolvimento web.

Normalmente, o desenvolvedor trabalha em conjunto com outros profissionais, mas é ele quem desempenha as principais funções para manter o bom funcionamento do site.

 

3. Analista de E-commerce

Quem atua como analista de e-commerce cuida da parte operacional da loja virtual e precisa se tornar um “especialista” no assunto. Isso porque as responsabilidades são as mais diversas: vão de analisar a parte visual do site a criar campanhas para otimizar as vendas.

Não existe uma formação específica para atuar como analista, mas é essencial ter conhecimentos em marketing, comunicação e facilidade com ferramentas digitais.

 

4. Especialista em Métricas

As métricas são uma forma de medir o desempenho e os resultados que um e-commerce vem alcançando. O especialista em métricas é o responsável por analisar os relatórios, traçar metas e elaborar planos para alcançá-las de acordo com cada objetivo.

Conhecimentos em marketing e análise de dados ajudarão muito nessa área, pois será preciso trabalhar com índices que vão desde o abandono de carrinho até o ticket médio.

 

5. Suporte

O profissional de suporte, como o próprio nome sugere, é o responsável por dar suporte ao cliente durante a sua jornada de compra, seja através do chat ou por telefone. A formação desses profissionais pode variar de acordo com o nicho de cada e-commerce, por exemplo: em um e-commerce especializado na venda de produtos para computadores, o profissional de suporte pode ser um técnico em computação.

 

6. Analista de Marketing

O analista de marketing trabalha sempre pensando na aquisição de novos clientes. Esse profissional é responsável por criar anúncios, montar estratégias de marketing, planejar os gastos com publicidade e analisar quais ações geram mais resultados.

Apesar de não ser obrigatória a formação em uma área específica, é comum que esse cargo seja ocupado por pessoas graduadas em marketing ou publicidade e propaganda.

 

Salários

Quando falamos em carreiras, o salário é um dos pontos de maior interesse das pessoas.

Vale destacar que os salários costumam variar de acordo com a localidade, empresa, nível de especialização do profissional e diversos outros fatores, mas a título de curiosidade aqui estão alguns valores de acordo com os sites de emprego:

Desenvolvedor Web: R$3.000,00 Suporte: R$2.099,00 Analista de e-commerce: R$2.665,00

No caso do empreendedor esses valores não se aplicam, pois os ganhos vão depender exclusivamente do desempenho da empresa como um todo.

 

Especialização

Assim como acontece com os salários, as especializações de quem pretende trabalhar com e-commerce podem variar bastante. Inclusive, algumas áreas não exigem formação específica para atuar, como no caso dos profissionais responsáveis pelo atendimento.

Mesmo assim, para ter destaque no mercado de trabalho, os profissionais buscam cada vez mais qualificações, pois quanto maior o preparo, melhores serão as oportunidades de crescimento.

 

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para profissionais do e-commerce é bem amplo e está em constante crescimento. Os dados apontam que o número de consumidores que compram online vem aumentando e, consequentemente, a busca por profissionais da área cresce no mesmo ritmo.

Embora haja muitas possibilidades, é possível atuar de três formas principais: como freelancer (prestando serviços eventuais, sem vínculo, para diferentes empresas), com carteira assinada (seguindo as normas da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT) ou empreendendo na área.

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