Quantas vezes você já começou algo que não foi adiante? Seja um projeto verão na academia, ler algumas páginas de um livro todos os dias ou começar a comer de forma mais saudável.
Se eu pudesse tentar adivinhar, diria que todo mundo já passou por algo parecido, e aquilo que deveria ser um novo hábito, acabou se tornando história.
Mas por que desistimos de fazer algo que só nos trará benefícios? Não sou inocente a ponto de dizer que sei a resposta mas, pela minha experiência, todas as pessoas que continuam firmes no objetivo possuem algo em comum:
Propósito
A motivação pode ser um forte combustível, eu concordo. Mas há dias que simplesmente não estamos motivados a seguir uma dieta, um plano de negócio ou uma ficha de musculação. E é nesses momentos que o propósito se torna tão importante.
Apesar de eu estar falando sobre hábitos e propósitos pessoais, eu quero que você entenda que tudo que estou dizendo pode (e deve) ser aplicado ao mundo dos negócios.
Quando falamos em propósito corporativo é comum associar à missão, visão e valores de uma empresa. Mas esses conceitos são bem diferentes e eu vou te mostrar aqui de forma breve a diferença entre eles.
Para ilustrar melhor os exemplos abaixo, vamos imaginar o cenário de uma empresa especializada em marmitas saudáveis.
Missão: É o que a empresa faz e para quem ela faz. Exemplo: Oferecer comida saudável e de qualidade por um preço justo.
Visão: É o objetivo de longo prazo da empresa, ou aquilo que ela deseja se tornar. Exemplo: Ser referência em comida saudável na cidade.
Valores: São o conjunto de princípios que regem COMO a empresa alcançará seu objetivo. Exemplo: Honestidade, transparência e respeito ao cliente.
Com isso em mente, agora sim podemos falar sobre o quarto conceito: propósito.
De forma bastante objetiva:
Propósito é o que diz porque a empresa existe.
Ele nos diz o motivo de fazermos aquilo que fazemos. É o norte capaz de nos dizer para onde devemos seguir.
Então, continuando no exemplo das marmitas saudáveis, o propósito poderia ser algo como:
“Contribuir para a melhora da qualidade de vida das pessoas”
Por que é tão importante?
Lembra que no início desse artigo eu usei exemplos cotidianos para mostrar pessoas que começam um projeto mas não o levam adiante? Pois é, tinha um motivo para isso. A ideia é mostrar que, assim como as pessoas, as empresas podem ser movidas por um propósito capaz de guiá-las ao objetivo.
Eu sei que isso pode soar um pouco abstrato, então aqui vão alguns motivos práticos para você pensar hoje mesmo em definir o propósito da sua empresa.
Superar desafios:
É muito fácil acordar e cumprir as tarefas do dia quando se está motivado, mas nem sempre é assim. Há momentos que podem ser desanimadores, fazendo com que tudo pareça mais difícil.
Imagine uma pessoa que trabalha no setor comercial e levou diversos “nãos” durante a semana. É difícil imaginar que alguém permaneça motivado dessa forma. E é nesse momento que entra o propósito.
Um propósito claro e bem definido é o que fará você se manter firme, mesmo quando as coisas não estiverem tão favoráveis.
Tomada de decisões:
Há momentos na vida de um empreendedor que é preciso tomar decisões sobre o rumo que a empresa está tomando. Seja no lançamento de um novo produto, no aumento ou redução de preço, na identidade da marca ou na contratação de novos colaboradores.
A verdade é que, independente da situação, quando o propósito está claro as decisões podem ser tomadas de forma mais tranquila, uma vez que basta seguir o caminho pré-definido pelo propósito.
Imagine um restaurante cujo propósito é entregar boas refeições por um preço popular. Na hora de tomar decisões, triplicar o preço da refeição provavelmente não seria a melhor escolha.
Cultura organizacional:
Escolher um propósito pode ser transformador para a sua empresa e, inclusive, inspirar e atrair colaboradores que concordam com a sua visão. Isso gera um sentimento de pertencimento e permite que você tenha na equipe, pessoas que admiram a empresa em que trabalham.
Identificação do público:
Ter um propósito bem definido ajuda a atrair as pessoas certas para junto de você, não apenas colaboradores, mas também clientes. Pense por um momento em uma empresa que conta com a sua fidelidade. Certamente você tem suas marcas favoritas, e é claro que ter bons produtos e serviços é fundamental. Mas isso não é tudo.
O sentimento de pertencimento gerado pelo propósito é capaz de construir uma comunidade que compartilha interesses, ou seja, é um fator determinante para transformar clientes em verdadeiros fãs.
Grandes propósitos:
Talvez essa seja a primeira vez que você tem contato com o conceito de propósito corporativo. Então eu vou listar algumas empresas famosas e seus respectivos propósitos para que você veja na prática como pensam alguns dos negócios mais bem sucedidos.
Exemplos:
Apple: “Mudar o mundo e a forma como as pessoas se comunicam”
Disney: “Fazer as pessoas felizes”
Dove: “Criar um mundo onde beleza seja uma fonte de confiança e não de ansiedade”
Starbucks: “Inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, um copo e uma comunidade de cada vez”
Google: “Organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”
Walmart: “Vender por menos para as pessoas viverem melhor”
Tesla: “Acelerar a transição mundial para o transporte sustentável".