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7 exemplos para você se inspirar sobre propósito na empresa

Descomplicando A Sua Gestão Empreendedorismo
Entenda como um propósito claro pode transformar sua empresa, inspirar colaboradores e fidelizar clientes, com exemplos práticos de grandes marcas.

Quantas vezes você já começou algo que não foi adiante? Seja um projeto verão na academia, ler algumas páginas de um livro todos os dias ou começar a comer de forma mais saudável.

Se eu pudesse tentar adivinhar, diria que todo mundo já passou por algo parecido, e aquilo que deveria ser um novo hábito, acabou se tornando história.

Mas por que desistimos de fazer algo que só nos trará benefícios? Não sou inocente a ponto de dizer que sei a resposta mas, pela minha experiência, todas as pessoas que continuam firmes no objetivo possuem algo em comum:

 

Propósito

A motivação pode ser um forte combustível, eu concordo. Mas há dias que simplesmente não estamos motivados a seguir uma dieta, um plano de negócio ou uma ficha de musculação. E é nesses momentos que o propósito se torna tão importante.

Apesar de eu estar falando sobre hábitos e propósitos pessoais, eu quero que você entenda que tudo que estou dizendo pode (e deve) ser aplicado ao mundo dos negócios.

Quando falamos em propósito corporativo é comum associar à missão, visão e valores de uma empresa. Mas esses conceitos são bem diferentes e eu vou te mostrar aqui de forma breve a diferença entre eles.

Para ilustrar melhor os exemplos abaixo, vamos imaginar o cenário de uma empresa especializada em marmitas saudáveis.

Missão: É o que a empresa faz e para quem ela faz. Exemplo: Oferecer comida saudável e de qualidade por um preço justo.

Visão: É o objetivo de longo prazo da empresa, ou aquilo que ela deseja se tornar. Exemplo: Ser referência em comida saudável na cidade.

Valores: São o conjunto de princípios que regem COMO a empresa alcançará seu objetivo. Exemplo: Honestidade, transparência e respeito ao cliente.

Com isso em mente, agora sim podemos falar sobre o quarto conceito: propósito.

De forma bastante objetiva:

Propósito é o que diz porque a empresa existe.

Ele nos diz o motivo de fazermos aquilo que fazemos. É o norte capaz de nos dizer para onde devemos seguir.

Então, continuando no exemplo das marmitas saudáveis, o propósito poderia ser algo como:

“Contribuir para a melhora da qualidade de vida das pessoas”

Por que é tão importante?

Lembra que no início desse artigo eu usei exemplos cotidianos para mostrar pessoas que começam um projeto mas não o levam adiante? Pois é, tinha um motivo para isso. A ideia é mostrar que, assim como as pessoas, as empresas podem ser movidas por um propósito capaz de guiá-las ao objetivo.

Eu sei que isso pode soar um pouco abstrato, então aqui vão alguns motivos práticos para você pensar hoje mesmo em definir o propósito da sua empresa.

 

Superar desafios:

É muito fácil acordar e cumprir as tarefas do dia quando se está motivado, mas nem sempre é assim. Há momentos que podem ser desanimadores, fazendo com que tudo pareça mais difícil.

Imagine uma pessoa que trabalha no setor comercial e levou diversos “nãos” durante a semana. É difícil imaginar que alguém permaneça motivado dessa forma. E é nesse momento que entra o propósito.

Um propósito claro e bem definido é o que fará você se manter firme, mesmo quando as coisas não estiverem tão favoráveis.

 

Tomada de decisões:

Há momentos na vida de um empreendedor que é preciso tomar decisões sobre o rumo que a empresa está tomando. Seja no lançamento de um novo produto, no aumento ou redução de preço, na identidade da marca ou na contratação de novos colaboradores.

A verdade é que, independente da situação, quando o propósito está claro as decisões podem ser tomadas de forma mais tranquila, uma vez que basta seguir o caminho pré-definido pelo propósito.

Imagine um restaurante cujo propósito é entregar boas refeições por um preço popular. Na hora de tomar decisões, triplicar o preço da refeição provavelmente não seria a melhor escolha.

 

Cultura organizacional:

Escolher um propósito pode ser transformador para a sua empresa e, inclusive, inspirar e atrair colaboradores que concordam com a sua visão. Isso gera um sentimento de pertencimento e permite que você tenha na equipe, pessoas que admiram a empresa em que trabalham.

 

Identificação do público:

Ter um propósito bem definido ajuda a atrair as pessoas certas para junto de você, não apenas colaboradores, mas também clientes. Pense por um momento em uma empresa que conta com a sua fidelidade. Certamente você tem suas marcas favoritas, e é claro que ter bons produtos e serviços é fundamental. Mas isso não é tudo.

O sentimento de pertencimento gerado pelo propósito é capaz de construir uma comunidade que compartilha interesses, ou seja, é um fator determinante para transformar clientes em verdadeiros fãs.

 

Grandes propósitos:

Talvez essa seja a primeira vez que você tem contato com o conceito de propósito corporativo. Então eu vou listar algumas empresas famosas e seus respectivos propósitos para que você veja na prática como pensam alguns dos negócios mais bem sucedidos.

Exemplos:

Apple: “Mudar o mundo e a forma como as pessoas se comunicam”

Disney: “Fazer as pessoas felizes”

Dove: “Criar um mundo onde beleza seja uma fonte de confiança e não de ansiedade”

Starbucks: “Inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, um copo e uma comunidade de cada vez”

Google: “Organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”

Walmart: “Vender por menos para as pessoas viverem melhor”

Tesla: “Acelerar a transição mundial para o transporte sustentável".