A RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) é um documento exigido anualmente pelo Ministério do Trabalho e Previdência do Brasil. Ela tem como objetivo fornecer informações detalhadas sobre os vínculos empregatícios no país, sendo um importante instrumento para o controle das atividades trabalhistas e previdenciárias.
As empresas são obrigadas a enviar a RAIS com informações sobre seus funcionários, como: salários, admissões, demissões, afastamentos, entre outros dados. Essas informações são essenciais para a administração de diversos benefícios trabalhistas, como o abono salarial, o seguro-desemprego e o FGTS, além de servir para estudos estatísticos e planejamento de políticas públicas relacionadas ao mercado de trabalho.
A entrega da RAIS deve ser feita anualmente, e o não cumprimento dessa obrigação pode gerar multas para as empresas.
A RAIS ainda existe, mas sua obrigatoriedade foi modificada para empresas que já estão obrigadas a utilizar o eSocial. A partir da implementação do eSocial, muitas das informações que antes eram prestadas pela RAIS passaram a ser informadas diretamente por meio desse novo sistema, que unifica diversas obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias.
A partir de 2024 a RAIS estará completamente integrada ao eSocial, ficando extinta a sua obrigatoriedade.